Esta opção irá voltar ao original a home e restaurar todos os widgets e categorias fechados.

Reset

Mitos e fatos sobre o tratamento da diabetes

Mitos e fatos sobre o tratamento da diabetesAqui estão algumas dúvidas, mitos e fatos adaptados do American Diabetes Association ou ADA, sobre esta doença muitas vezes incompreendida:

1 – A diabetes é causada pela ingestão de muito açúcar. 

Mito. Muito açúcar pode agravar o diabetes, mas não é a sua causa. Genética além de outros fatores desconhecidos desencadeiam o aparecimento de diabetes tipo 1. A diabetes tipo 2 é causada por fatores genéticos e estilo de vida, diz o ADA.

2 – Você é mais provável conseguir resfriados e outras doenças, se você tem diabetes.

Mito. Pessoas com diabetes não são mais propensas a pegar um resfriado ou uma gripe. Mas elas são mais propensas a desenvolver complicações graves se ficarem doentes. E é por isso que as pessoas com diabetes são aconselhadas a tomar uma vacina contra a gripe todos os anos.

3 -Não existe tal coisa como “um pouquinho só? de diabetes.

Fato. Imaginar que você tem um “pouquinho de diabetes” seria como dizer que você tem um “pouquinho de gravidez.” Se você tem diabetes e não está controlando, você corre o risco de complicações graves, incluindo doença cardíaca, doença renal e danos nos nervos, diz o ADA.

4 – Você tem que perder muito peso para ver melhorias na sua diabetes.

Mito. Se você está acima do peso, perder apenas 7 por cento do seu peso corporal – cerca de 6 quilos, se você pesa 90 – pode oferecer benefícios significativos para a saúde.

5 – Pessoas com diabetes devem dizer adeus às festinhas.

Mito. Se você tem diabetes, você deve fazer a mesma dieta saudável que é boa para todo mundo: um equilíbrio de frutas, legumes e grãos integrais, proteínas magras, laticínios com baixo teor de gordura e mais, gordura e açúcar refinado limitados. Nas palavras de um sábio com diabetes bem controlado, “É tudo sobre o controle da porção (quantidade)”.

6 – Se você tiver que usar insulina para controlar o diabetes, você está em sérios apuros.

Mito. Pessoas com diabetes tipo 1 dependem de insulina para sobreviver. Eles estão em sérios apuros sem ela. E uma vez que o diabetes tipo 2 é uma doença progressiva, muitas pessoas com este tipo de diabetes podem, eventualmente, precisar de insulina para evitar complicações.

7 – Você sabe que tem diabetes pelos seus sintomas.

Nem sempre. Diabetes tipo 2 tem poucos ou nenhum sintoma, quando pela primeira vez se desenvolve. Conforme a doença progride, os sintomas comuns incluem: fadiga extrema, visão embaçada, micção freqüente, sentindo muita sede e fome, e perda de peso.

A detecção precoce e tratamento de diabetes pode diminuir o risco do desenvolvimento de complicações. Os exames de sangue são, de fato, a maneira mais confiável para dizer com certeza se você tem diabetes.

8 – A diabetes é uma doença muito grave que pode ser controlada com dietas, exercícios e medicações apropriadas.

Fato. Obtenha mais informações em  www.diabetes.org/diabetes-basics.

Fonte: TiaBeth

Deixe o seu comentário!

Powered by Facebook Comments