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Cardápio para combater diabetes em adolescente

Veja um cardápio saboroso e nutritivo, que evita os picos de açúcar no sangue e ainda ajuda a vigiar o peso. Esta é a proposta da nutricionista Monica Valeria Palenque Unzueta, da Associação de Diabetes Brasil

Cardápio para combater diabetes - Café da ManhãCafé da manhã

Opção 1: 1 copo (200 ml) de leite integral / 1 pão francês com 1 colher (sobremesa) de margarina light/ 1 maçã
Opção 2: 1 copo (200 ml) de leite integral com 1 colher (sopa) rasa de achocolatado diet / 2 fatias de pão de forma integral com / 1 fatia de queijo de minas (50 g)
Opção 3: 1 copo (350 ml) de leite integral batido com 1 banana-prata e ½ mamão papaia
Opção 4: 1 pote de iogurte light /3 bisnaguinhas com 1 colher (sobremesa) de requeijão light / 10 gomos de uva
Opção 5: 1 copo (200 ml) de leite integral com 1 colher (sopa) de aveia / 6 unidades de bolachas simples com 1 colher (sobremesa) de geleia diet/ 1 pera
Opção 6: 1 copo (350 ml) de suco de fruta natural /4 unidades de torrada integral com 2 fatias de frios light
Opção 7: 1 copo (200 ml) de leite integral / 1 fatia de bolo simples (50 g)/ 1 fatia média de abacaxi.

 

Cardápio para combater diabetes - Lanche da Manhã

Lanche da manhã

Opção 1: 1 fatia de pão de forma light com / 1 colher (sobremesa) de margarina light / 1 copo (200 ml) de suco de soja light
Opção 2: 4 unidades de bolachas diet / 1 pote de iogurte light
Opção 3:1 copo (200 ml) de leite integral /  ½ mamão papaia
Opção 4: 1 fatia de bolo simples diet / 1 caixinha de suco de frutas light
Opção 5: 1 barra de cereal (25 g) / 1 copo (200 ml) de suco de fruta natural
Opção 6: 1 copo (200 ml) de leite integral / ½ abacate
Opção 7: 1 xícara (chá) de frutas picadas/ 2 colheres (sopa) de aveia

 

 

Cardápio para combater diabetes - Almoço

Almoço

Opção 1: 5 colheres (sopa) de arroz branco/ 1 concha média de feijão/ 1 fatia de carne assada/ ½ prato de alface-americana com cenoura cozida/ 2 colheres (sopa) de abobrinha cozida/ 1 fatia média de melão
Opção 2: 3 colheres (sopa) de arroz branco/ 1 batata pequena cozida ou assada/ 1 concha média de feijão/ 1 filé médio de frango grelhado/ ½ prato de agrião com tomate e pepino com um fio de azeite/ 1 mexerica
Opção 3: 1 escumadeira média de macarrão/ 2 colheres (sopa) de ervilha/ 3 colheres (sopa) de carne moída/ ½ prato de alface lisa, almeirão
e cenoura ralada/ 3 colheres (sopa) de couve-flor / 1 xícara (chá) de salada de frutas
Opção 4: 3 colheres (sopa) de arroz branco/ 1 colher (sopa) de purê de batata/ 1 filé médio de peixe grelhado/ 3 colheres (sopa) de grão-de-bico/ ½ prato de acelga e tomate picado/ 2 colheres (sopa) de beterraba cozida (com casca)/ ½ goiaba
Opção 5: 3 colheres (sopa) de arroz integral/ 1 colher (sopa) de farofa/ 1 concha média de feijão/ 1 omelete de queijo branco/ ½ prato de tomate, pepino, beterraba e rúcula/ 1 pote de gelatina diet
Opção 6: 5 colheres (sopa) de arroz integral/ 1 concha média de lentilha/ 1 sobrecoxa cozida/ ½ prato de mostarda e escarola/ 2 colheres (sopa) de chuchu/ 2 colheres (sopa) de brócolis cozido/ 1 fatia de pudim diet
Opção 7: 3 colheres (sopa) de arroz branco/ 1 pedaço médio de mandioca cozida/ 1 concha média de feijão/ 1 pedaço de peito de frango assado/ ½ prato de alface roxa com tomate picado/ 2 colheres (sopa) de abóbora cozida/ 2 caquis

 

Cardápio para combater diabetes - Lanche da Tarde

Lanche da tarde

Opção 1: 2 bisnaguinhas com 1 colher (sobremesa) de requeijão light/ 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi
Opção 2: 2 fatias de pão de forma integral com 2 fatias de frios light
Opção 3: 1 pêssego/ 1 copo (200 ml) de leite integral/ 1 colher (sopa) de linhaça
Opção 4: 1 copo (200 ml) de suco de soja light/ 4 unidades de bolachas diet
Opção 5: ½ pão francês com 1 colher (sobremesa) de margarina light/ 1 pote de iogurte light
Opção 6: ½ xícara (chá) de cereal matinal sem açúcar/ 1 copo (200 ml) de leite integral
Opção 7: 1 fatia de torta salgada de liquidificador (90 g)

 

Cardápio para combater diabetes - Jantar

Jantar

Opção 1: 4 colheres (sopa) de arroz branco/ 1 concha média de feijão/ 1 pedaço de frango empanado/ ½ prato de alface-crespa com tomate picado/ 2 colheres (sopa) de beterraba cozida (com casca)/ 1 kiwi
Opção 2: 2 colheres (sopa) de arroz branco/ ½ espiga de milho cozida/ 1 concha média de feijão/ 1 coxa ensopada/ ½ prato de agrião com cenoura ralada/ 2 colheres (sopa) de brócolis cozido/ 1 gelatina diet
Opção 3: 2 batatas pequenas cozidas/3 colheres (sopa) de carne moída/ 2 colheres (sopa) de grão-de-bico/ ½ prato de escarola/ 2 colheres (sopa) de berinjela/ 1 fatia média de melancia
Opção 4: 4 colheres (sopa) de arroz integral/ 1 concha média de feijão/ 1 panqueca de carne moída/ ½ prato de acelga e tomate/ 2 colheres (sopa) de chuchu/ 1 copo (200 ml) de suco de limão
Opção 5: 2 colheres (sopa) de arroz branco/ 2 colheres (sopa) de mandioquinha cozida/ 1 concha média de feijão/ 1 bife médio grelhado/ ½ prato de agrião com beterraba/ 2 colheres (sopa) de abobrinha/ 1 laranja
Opção 6: 1 escumadeira de macarrão com molho de tomate/ 2 colheres (sopa) de ervilha/ 1 fatia média de carne assada/ ½ prato de alface-crespa com acelga/ 2 colheres (sopa) de chuchu/ 1 fatia média de abacaxi
Opção 7: 4 colheres (sopa) de arroz branco/ 1 concha de feijão/ 1 pedaço médio de quibe assado/ ½ prato de rúcula com cenoura ralada/ 1 colher (sopa) de tabule/ 10 unidades de morango.

 

Cardápio para combater diabetes - Lanche da Noite

Lanche da noite

Opção 1: 1 copo (350 ml) de leite integral/ 1 colher (sopa) de achocolatado diet
Opção 2: 1 copo (200 ml) de leite integral/ 4 unidades de bolachas diet
Opção 3: 1 pote de iogurte light/  2 torradas com 1 colher (sobremesa) de requeijão light
Opção 4: 1 copo (350 ml) de leite integral/ 1 colher (sopa) de aveia
Opção 5: 1 copo (200 ml) de leite integral/ 1 banana/ 1 colher (sopa) de cereal
Opção 6: 1 copo (350 ml) de vitamina com leite integral e pedaços de pêssego e maçã
Opção 7: 1 pote de iogurte light/ 1 maçã/ 1 pêssego

 

Fonte: Revista Viva Saúde

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