Esta opção irá voltar ao original a home e restaurar todos os widgets e categorias fechados.

Reset

Vinagre de maçã: seu aliado contra diabetes e obesidade

Surpreendentemente, o vinagre de maçã tem sido considerado um produto com muitos benefícios para a saúde. Porém, pouca pesquisa sobre as suas ações terapêuticas tem sido realizada.

No entanto, onde ele foi mais pesquisado e cujos benefícios são os mais promissores, são nas áreas do diabetes tipo 2 e da obesidade. Diversos estudos têm mostrado que o vinagre de maçã pode diminuir os níveis de açúcar sanguíneo.

Em 2004, um estudo publicado no Diabetes Care observou que ingerir vinagre de maçã antes das refeições aumenta significativamente a sensibilidade à insulina e, inversamente, reduz a elevação da glicemia e a liberação de insulina, o que é comum após as refeições. Com isso, não há a produção dos possíveis depósitos de gordura.

O estudo envolveu 29 pessoas divididas em três grupos:

1) 1/3 dos participantes tinha sido diagnosticado com diabetes tipo 2;

2) 1/3 apresentava sinais de pré-diabetes; e

3) 1/3 era saudável.

Os resultados foram bem significativos. Veja:

- todos os três grupos tiveram a melhor leitura de suas glicemias nos que usaram o vinagre em comparação com o placebo;

- os indivíduos com sintomas de pré-diabetes foram os que mais se beneficiaram com o vinagre de maçã, reduzindo seus níveis de glicemia quase pela metade;

- pessoas com diabetes melhoraram sua glicemia em aproximadamente 25% com o vinagre de maçã;

- pessoas com sintomas de pré-diabetes tiveram reduzida a sua glicemia mais do que os participantes saudáveis depois de ambos consumirem o vinagre de maçã.

No acompanhamento desses participantes com o uso prolongado observou-se um efeito colateral prazeroso: a perda de peso moderado.

Nesse estudo, os participantes usaram duas colheres de sopa de vinagre de maçã antes das duas principais refeições e perderam uma média de 4 kg por mês, sendo que alguns perderam até 8 kg.

Em 2007, outro estudo envolvendo 11 pessoas com diabetes tipo 2 demonstrou que usar duas colheres de sopa de vinagre de maçã antes de dormir reduz a glicemia pela manhã em uma taxa de 4% a 6%.

Mas, como escolher o vinagre de maçã?

É importante que você saiba que existem duas categorias de vinagre de maçã. Trata-se do vinagre de maçã normal e do vinagre de maçã orgânico.

Então, quando for comprar o vinagre de maçã, você deve evitar o de aparência clara, normalmente visto nas prateleiras dos supermercados. Procure sempre pelo orgânico não refinado e não processado. Nesse vinagre de maçã – que é mais escuro -, se você tentar olhar através dele vai observar a presença de uma substância, semelhante a uma teia de aranha, boiando. Isso indica que esse vinagre é de boa qualidade. Apesar de parecer estranho à primeira vista, é desse material turvo que você precisa. Além do mais, não se esqueça de que quanto mais processado um alimento, menos nutritivo ele é, e no caso do vinagre de maçã isso não é diferente.

Lembre-se que o vinagre de maçã deve ser próprio para beber e com acidez de menos que 1%.

Referência bibliográfica:

- DirtDoctor.com – May 2012

- Diabetes Care – Jan 27, 2004: 281-282

- WebMed.com Scientific Evidence of Apple Cider Vinegar Benefits.

Fonte: Dr. Rondó

Deixe o seu comentário!

Powered by Facebook Comments