Esta opção irá voltar ao original a home e restaurar todos os widgets e categorias fechados.

Reset

Diabetes e os problemas de visão

Uma das patologias que mais preocupam oftalmologistas é a diabetes, uma doença que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por falta absoluta ou relativa de insulina. A insulina é o hormônio que regula o nível do açúcar (glicose) no sangue e é produzida pelo pâncreas. Uma doença com evolução silenciosa, que pode afetar crianças e adultos, e é um dos principais motivos de cegueira no mundo. Seus portadores são mais propensos a desenvolverem problemas oculares, como Catarata e Glaucoma. Porém, a principal ameaça à visão são as doenças que afetam a retina, após aproximadamente 20 anos a maioria dos pacientes desenvolvem mudanças na região, esse efeito é chamado de Retinopatia Diabética.

Retinopatia é uma doença complexa e progressiva, podendo se apresentar de duas formas: não proliferatica e proliferatica – ambos os casos pode levar a perda da visão. Com o aumento dos níveis de açúcar no sangue, os vasos sanguíneos perdem sua permeabilidade e acabam extravasando fluídos e sangue para a retina, provocando assim edemas. Além de aumentar as chances de hemorragia, também pode causar infiltrações no próprio globo ocular.

Como sua identificação só pode ser feita por meio de exames, como o de Fundo de Olho, o procedimento é classificado como obrigatório pelo menos uma vez por ano, em todas pessoas portadoras de diabetes tipo 1 e tipo 2, e em gestantes que desenvolvem diabetes gestacional. Um bom controle da taxa glicêmica não irá prevenir o aparecimento da doença, mas pode retardá-la por alguns anos.

Fonte: Visão Laser

Deixe o seu comentário!

Powered by Facebook Comments