Esta opção irá voltar ao original a home e restaurar todos os widgets e categorias fechados.

Reset

Receita de Esfirra, ou esfiha, aberta de carne para diabéticos

Quem procura opção de receitas para diabéticos quase sempre encontra pratos doces que substituem açúcar por adoçante. Mas nos pratos salgados também deve haver preocupações quando a receita for preparada especialmente para pessoas com diabetes. Um exemplo é essa Esfiha (ou esfirra) aberta de carne que leva para mesa todo sabor da comida árabe sem comprometer a dieta dos diabéticos.

A receita foi desenvolvida no Laboratório de Técnica Dietética pelos alunos do curso de Nutrição da UNB sob supervisão da professora Raquel Botelho. “São receitas testadas e elaboradas para vários grupos da população com a intenção de melhorar a qualidade da alimentação e promover a variedade da mesma”, explica.

Como fazer Esfiha Aberta de Carne

Massa: Misturar o fermento e o açúcar. Juntar com a farinha de trigo e a farinha de aveia e bater na batedeira por 1 minuto na velocidade média. Enquanto bate na batedeira, adicionar o óleo e depois adicionar a água aos poucos. Colocar a massa sobre uma superfície de mármore ou metal e sovar até que fique com a aparência homogênea. Deixar a massa crescer por 40 minutos.

Recheio: tirar a pele e as sementes do tomate e cortar em cubos pequenos. Tirar a casca da cebola e cortar em pequenos cubos. Adicionar sal a gosto na carne e misturar com o tomate e a cebola picados.

Como montar as esfihas: Cortar a massa em 3 tiras. Deslizar a massa sobre a superfície e fazer um rolo de cerca de 2 dedos de altura. Cortar o rolo em 8 pedaços iguais de cerca de três dedos de comprimento. Fazer bolinhas com cada pedaço. Peneirar o fubá sobre a superfície e deixar as bolinhas de massa sobre o fubá. Achatar cada bolinha sobre a superfície com três dedos formando um disco. Fazer um monte com três discos e apertar e o centro deles e girar ao mesmo tempo para dar o formato. Colocar 1 colher de sopa de cheio sobre cada disco. Apertar o recheio do centro às bordas. Assar em forno pré-aquecido a 180°C por 35 minutos.

Ingredientes para Esfiha Aberta de Carne na receita especial para pessoas com diabetes

Ingredientes
Peso Bruto
Peso Líquido
FC
Quantia por pessoa
Medida caseira
Farinha de trigo
400 g
400 g
1
50 g
21 colheres de sopa cheias
Farinha de aveia
370 g
370 g
1
46,25 g
21 colheres de sopa cheias
Fermento biologico
9 g
9 g
1
1,12 g
3 colheres de chá
Açúcar refinado
23 g
23 g
1
2,8 g
3 colheres de sobremesa
Óleo de soja
45 g
45g
1
5 g
6 colheres de sopa
Sal
8 g
8g
1
1 g
1 colher e meia de sobremesa
Fubá
45 g
45 g
1
5 g
3 colheres de sopa
Carne moída
280 g
280 g
1
35 g
9 colheres de sopa cheia
Tomate
250 g
200 g
1,25
25 g
2 unidades grandes
Cebola
121 g
80 g
1,52
10 g
1 unidade média
água
250 g
250 g
1
31 g
1 copo americano

Fonte: Diabetes e Saúde

Deixe o seu comentário!

Powered by Facebook Comments